Kyle Kingsbury é o típico mauricinho da escola: descolado, lindo, perfeito, agradável (com quem queria), despreza as pessoas inferiores a ele e nunca, nunca se relaciona com pessoas feias. Porém, no baile de formatura ele resolve humilhar a gótica Kendra Hilferty convidando –a para o mesmo, só que nunca iria aparecer para acompanha – la. Mas, ao se meter no caminho ele descobre da pior maneira possível que na verdade ela é uma bruxa.
[...] Olhei para Kendra. Ela não chorava nem parecia estar com vergonha. Só tinha o olhar intenso, como a garota de um filme antigo do Stephen King [...] que usou poderes telecinéticos para destruir seus inimigos. Por um momento pensei que Kendra fosse fazer isso também, matar as pessoas só com o olhar. Mas em vez disso, ela disse, para que apenas eu escutasse:
- Você vai ver.
E que ela não vai, não mesmo, perdoar o que ele fez. Por que Kyle precisa aprender uma lição. Mesmo que fosse pelo caminho mais difícil.
- O que você fez comigo? [...]
- Transformei você no seu verdadeiro eu.
Para desfazer o feitiço: ele teria dois anos para se apaixonar verdadeiramente por alguém. E essa pessoa teria que se apaixonar pela sua essência, pelo o que ele era de verdade, não pela sua aparência, já que tinha se transformado em um monstro.<
A partir desse momento, Kyle vê - se em um mundo completamente distinto, onde as pessoas não o aceitariam se mostrasse sua aparência real. Sente na pele o que é se sentir isolado e solitário. Não apenas por que tinha que se esconder de todos, mas por que o próprio pai o escondia. E percebe como as pessoas que ele tratou se sentiam quando eram ignoradas, maltratadas, desprezadas por causa de sua aparência. E quando pensa que tudo está perdido e que não há salvação, que terá que passar o resto da vida como fera, Lindy entra na sua vida.
Um conto de fadas adaptado para o mundo atual, se passa em Nova York, com elementos usados no conto original (rosas, o pai que não se importa com a filha e a troca pela sua vida, e um espelho mágico que deixa que Kyle acompanhe tudo que Lindy e outras pessoas fazem), mas que com essa adaptação trouxe um novo modo de olhar, para quem estará lendo. A Fera é sem dúvida nenhuma um conto de fadas a moda antiga idealizada para que mostrasse para muitos que certos preconceitos nunca valeram a pena. E que devidos valores sempre permanecem. E o que o amor não vai escolher você pela beleza (em muitos casos sim, ok), mas sim pelo seu caráter. A Fera é o livro sobre quem você era e sobre quem você quer ser. É uma mistura de amor, amizade, descobertas...
A escrita da Alex é muito convidativa, descontraída, leve, engraçada e flui de uma maneira tão natural, que quando percebe - se já está para terminar o livro. Apesar do tema já conhecido por todos, eu ficava curiosa para saber como a autora modificaria para trazer o enredo para o cenário que já estava criado. O crescimento no Kyle é notável diante dos nossos olhos: como um garoto mimado e arrogante passa para um amigo verdadeiro e companheiro romântico. A personalidade dele é tão desagradável que chega um momento em que ele mesmo fala: pára, eu vou mudar. Inclusive de nome. E começa a ser chamado por Adrian. Quanto a Lindy... eu sempre vou simpatizar com personagens que tem o gosto tão refinado para gostar de livros. Eu sei que parece clichê dizer isso, mas elas sempre me cativam por que demonstram ser mais inteligentes. Ela é doce, compreensiva e humilde. Ele vai conquistando a Lindy de uma forma tão doce, tenra que no final fica impossível você mesmo não ter se apaixonado.
Outro ponto interessante foi que a autora criou um chat (mais um elemento atual), um grupo de apoio para outros seres como o A Fera, é extremamente engraçado ver essas conversas com eles.
A edição ficou linda, a diagramação é simples, mas muito charmosa. Na parte detrás vamos ter bem sutilmente desenhos de rosas *-* E na capa eles colocaram a mesma do filme, mas em tamanho reduzido para que não ficasse parecendo um pôster. Um livro super recomendado. É aquele que todos sabemos como começa, como flui, como termina. Mas que você não pode deixar de ter na sua estante.
Comentários
É a primeira resenha que leio sobre esse livro com total atenção. Quero ele, urgente. Parece ser maravilhoso.
Beijos
@LeitoraIncomum
Ótima resenha! Parabéns!
bjoos
Já sabia que o livro é um conto de fadas moderno...e por esse motivo tenho certeza que ele tem muitos pontos positivos. Para mim o primordial é a abordagem do preconceito (o bulliyng velado) e a forma como a autora trata isso (leve e romântico)...mostrando que as pessoas não são só aparência...para falar a verdade...as pessoas são sentimentos e essência...e se são do bem...ela se torna uma pessoa bonita e agradável. O que adianta uma árvora frondosa sem frutos bons? Ela será apenas casca neh?
O livro acaba trazendo uma boa reflexão para aqueles mais atentos..."o que você quer ser?...a árvore bonita mas cascuda, ou a árvore meio torta com bons frutos?"
Espero que as pessoas...tenham essa noção. É claro que podemos suspirar pelas partes românticas...chorar nas dramáticas...mas acima de tudo...trazer para o nosso dia-a-dia que aparência não é tudo e que em algum momento as pessoas irão nos enxergar como somos de verdade.
Parabéns pela resenha...!!!
Bjokas!!
Vivi
Empório dos Livros
Amo o original, uma história de amor linda.
Adorei a capa, quero pra já =]
Parabéns pela resenha e pelo blog.
O livro deve ser lindo!
Beijos, Hope
@HLavelle
Resenha maravilhosa amiga *-* Já assistiou o filme? Quero ver, tem muita gente falando da adaptação dele pros cinemas..
bjs,
Aninha - Ofício dos Livros
Estou muito curiosa, com uma vontade louca de conhecer Alex e Lindy e me apaixonar novamente pela Fera, porque é o que eu sempre faço independente da versão. Na versão disney gostei tanto dele... rs
Gostei bastante da resenha e do blog, é a primeira de mts visitas que farei!
Beijos,
Bells - Just a Girl
Como sempre Rah sua resenha está MARAVILHOSA.
Parabéns florzinha!
Beijos
Jéssica
Vivendo Livros.
Adorei a resenha, parabéns!
Beijos =*
A resenha está ótima, deu vontade de ler o livro de novo!
Beijocas,
Lu (do blog de Equinócio)